| hmin
O Exército de Israel informou nesta quinta, dia 1º, que vai suspender o bloqueio ao redor da cidade de Jenin, na Cisjordânia, depois que um enviado do Egito pediu a Israel fazer mais pelo processo de paz no Oriente Médio. A ocupação de Jenin dura quase todos os três anos do conflito com os palestinos. O último cerco foi imposto depois que a trégua anunciada por facções militantes fracassou durante uma escalada da violência em agosto.
O Exército informou que o fim do cerco ocorre "de acordo com as avaliações da situação de segurança". Segundo soldados israelenses que fazem a segurança ao redor da cidade, cenário de um forte conflito em abril de 2002, os bloqueios serão suspensos na manhã de sexta. Israel deveria amenizar a oposição à Palestina conforme um plano de paz elaborado pelos Estados Unidos que tem sido colocado de lado devido à continuação da violência e à desconsideração das duas partes em honrar os compromissos previstos no plano.
O governador palestino de Jenin, Ramadan al-Batta, disse que a decisão do Exército israelense foi tomada de modo isolado. Ele afirmou temer que a iniciativa seja reflexo de um novo unilateralismo de Israel, que deixaria os palestinos marginalizados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.