| hmin
Assustados com o nível de destruição e o grande número de mortes provocados pelo recente terremoto ocorrido na cidade de Bam, autoridades iranianas estudam mudar a capital do país de Teerã, que fica em uma região sujeita a abalos sísmicos.
– O Supremo Conselho Nacional de Segurança (SNSC) discutirá em breve um plano para mudar a capital de Teerã – afirmou o chefe do órgão, Hassan Rohani, segundo o jornal Hayat-e No.
Rohani disse que o plano de mudar a capital foi proposto pelo SNSC em 1991, mas que "acabou suspenso devido à oposição de algumas entidades do governo". Mesmo antes do terremoto de 26 de dezembro em Bam, que registrou 6,8 graus na escala Richter e matou mais de 30 mil pessoas, especialistas em sismologia advertiam para a possibilidade de um abalo violento em Teerã, cidade com 12 milhões de habitantes, o que provocaria uma catástrofe de grandes dimensões. A capital fica sobre uma falha geológica.
Bahram Akasheh, professor de geofísica da Universidade de Teerã, disse que um terremoto como o que atingiu Bam mataria mais de 700 mil pessoas na capital. Prédios do governo seriam destruídos, paralisando o Estado.
Akasheh escreveu ao presidente iraniano, Mohammad Khatami, para sugerir a transferência de Teerã para uma cidade de Isfahan (centro do país). Isfahan foi capital da região no final do século 16, durante o governo do xá Abbas, o Grande.
Teerã, capital desde 1788, foi atingida por um grande terremoto em 1830. Pequenos abalos acontecem na cidade todo ano. Rohani disse que atualizaria a proposta de 1991 da SNSC e a submeteria novamente ao governo em março deste ano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.