| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontro com o presidente dos Estados (EUA) Unidos George W. Bush na manhã da próxima segunda, dia 12, em Monterrey, no México, durante a Cúpula Extraordinária das Américas. A assessoria do Palácio do Planalto divulgou na noite desta quinta, dia 8, que o convite para o encontro foi feito por Bush há dois dias.
A pauta do encontro não foi divulgada pela Presidência da República. A nota divulgada à tarde disse apenas que a reunião ocorrerá durante um intervalo da discussão sobre o tema "Crescimento com Equidade para Superação da Pobreza". Os presidentes vão se reunir em meio ao episódio sobre a identificação obrigatória de turistas norte-americanos e brasileiros nos aeroportos e portos dos dois países, que teve início este mês.
O Brasil alega que se trata de uma medida de reciprocidade em relação ao tratamento dado aos brasileiros que chegam aos EUA, enquanto as autoridades norte-americanas se queixam da medida. Também será a primeira vez que os dois se encontram após Lula visitar líderes árabes inimigos de Washington, como o presidente líbio Muammar Kadafi e Bashar al-Assad, da Síria. Nesses países, Lula condenou a ocupação do Iraque por forças lideradas pelos EUA.
O último encontro entre Lula e Bush ocorreu em Nova York durante a abertura da 58ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em setembro. A Cúpula Extraordinária das Américas, que dura dois dias, reunirá chefes de Estado e governo de 34 países do hemisfério ocidental que vão discutir assuntos da região. Um encontro de Bush com o presidente mexicano, Vicente Fox, terá a imigração como um dos temas principais. O presidente Lula retorna ao Brasil na noite de terça.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.