clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Após derrota em Iowa, Dean modera seu discurso

O pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos Howard Dean moderou o tom do discurso na terça, dia 20, na esperança de se recuperar da humilhante derrota nas primárias de seu partido em Iowa. Após conseguir apenas um modesto terceiro lugar naquele Estado, atrás dos senadores John Kerry e John Edwards, Dean parece em busca palavras corretas em New Hampshire. Ele agora pretende comparar o seu desempenho na gestão do orçamento e na saúde, como governador de Vermont, com o desempenho de George W. Bush na presidência.

– Hoje, vou fazer um tipo diferente de discurso – disse ele a simpatizantes em Manchester, New Hampshire, o próximo Estado a realizar as primárias democratas. 

Dean ficou desnorteado pelo pífio resultado dos ``caucuses'' (um tipo de assembléias) de segunda-feira em Iowa. Foi a abertura da temporada de eleições primárias que vão decidir quem vai desafiar Bush nas eleições de novembro. A derrota destruiu a aura de invencibilidade que Dean havia construído nos últimos meses.

Mas ele ainda é um forte candidato. Dean arrecadou 40 milhões de dólares para a campanha, em grande parte pela Internet, mais do que qualquer um dos seus seis oponentes. Ele também tem uma forte estrutura em New Hampshire, que vota na terça-feira que vem.

O pré-candidato, que iniciou a corrida à Casa Branca com uma agressiva retórica contra a guerra no Iraque e tentando se mostrar como um político de fora do "sistema'', disse que a mudança de discurso se deve a uma mudança nas condições políticas.

Pesquisas mostraram que os eleitores de Iowa estavam mais preocupados com empregos e saúde do que com a guerra no Iraque. Eles também se preocuparam em escolher o candidato que, na opinião deles, teria mais chances de derrotar Bush.

Dean saiu derrotado de Iowa apesar de ter ao seu lado peso-pesados como o ex-vice-presidente Al Gore e o popular senador local Tom Harkin. Ele também recebeu fortes sinais de adesão do ex-presidente Jimmy Carter, mas não seu aval oficial.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.