clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/01/2004 11h40min

Bush faz viagem pelos EUA de olho na reeleição

Presidente deve falar sobre empregos e a guerra contra o terror

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitará nesta quarta, dia 21, Estados considerados importantes para sua reeleição. Nas viagens a serem realizadas nos próximos dois dias em meio à disputa entre os pré-candidatos do Partido Democrata (oposição), o presidente deve falar sobre empregos e a "guerra contra o terror". No roteiro da viagem estão os Estados de Ohio, do Arizona e do Novo México.

– Esses são três Estados que precisamos conquistar e que a Casa Branca (sede do governo norte-americano) identificou como prioritários – afirmou Scott Reed, estrategista do Partido Republicano, de Bush.

O dirigente dos EUA defendeu o curso de seu governo no discurso do Estado da União proferido nessa terça, dia 20, além de defender a guerra contra o Iraque. O pronunciamento apresentou o tom da campanha de reeleição. Bush afirmou que a economia norte-americana crescia e que os EUA avançavam na luta contra o terrorismo.

– Podemos avançar com confiança e determinação ou podemos retroceder diante da perigosa ilusão de que os terroristas não estão em atividade e que os regimes fora-da-lei não são uma ameaça para nós – disse o presidente. Podemos continuar com o crescimento econômico e com as reformas na educação e no sistema de saúde, ou podemos retroceder para as antigas políticas e as antigas rivalidades.
 
O dirigente também rebateu, ponto por ponto, as críticas dos democratas, entre as quais aquelas referentes ao modo como os EUA foram à guerra contra o Iraque.

– Se não tivéssemos agido, os programas de armas de destruição em massa do ditador (Saddam Hussein) continuariam a existir até hoje – disse Bush. Nenhuma arma não-convencional foi encontrada no Iraque desde a invasão.

Uma porta-voz da Casa Branca negou que o presidente já tenha começado a fazer campanha. Assessores do líder norte-americano disseram que Bush só deve partir para a luta aberta por votos depois de o Partido Democrata ter definido seu candidato.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.