| hmin
O jornal americano The New York Times escolheu o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como o principal líder da América Latina no seu editorial da edição de sábado, dia 24. Segundo a publicação, o líder do Brasil assumiu o lugar do presidente mexicano, Vicente Fox.
– Um ano após assumir a Presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, um antigo ativista sindical, substituiu Vicente Fox, mandatário do México, como o mais influente líder da América Latina, e ele está com uma crescente e poderosa presença no cenário internacional – disse o texto.
Para o jornal, os sinais da ascendência do Brasil sobre a administração do presidente George W. Bush são claras - melhores relações com o restante da América Latina agora requerem um íntimo contato com Brasília.
– O fichamento retaliatório de visitantes americanos em resposta a novas medidas de segurança nos EUA é um indicador do longo histórico de atritos na relação entre os dois países. Apesar de ser o maior país da América Latina, o Brasil tem se mantido separado dos seus vizinhos que falam espanhol. A visão esquerdista de Lula está geralmente em choque com o pensamento da Casa Branca – comentou o New York Times.
O editorial destaca que o centro de gravidade político vem mudando na América Latina nos últimos três anos e os líderes latino-americanos estão procurando menos o México e mais o Brasil, descrito pelo jornal como um "país que se vê como os Estados Unidos da América do Sul", em busca de um expoente de liderança regional.
As informações são do Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.