| hmin
O Iraque apresentou, na semana passada, um pedido para ter status de país observador na Organização Mundial do Comércio (OMC), o primeiro passo que possibilitaria uma eventual candidatura a membro da organização, que reúne 146 países. A petição apresentada pelo Conselho de Governo do Iraque foi entregue ao diretor-general da OMC, Supachai Panitchpakdi.
– Em nome do governo da República do Iraque, tenho a honra de pedir status de observador no Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e seus órgãos – disse o ministro do Comércio, Ali Allawi, em um comunicado.
O status de observador dá o direito de estar nas sessões sem votar. O pedido do Iraque, feito no dia 21 de janeiro, foi distribuído por Supachai entre os membros da organização. Para que seja aceito, todos devem apoiá-lo. Os Estados Unidos argumentam que isso ajudaria a enfatizar o compromisso do Iraque com a reforma econômica.
As reservas de petróleo iraquianas são as maiores do
mundo depois da Arábia Saudita, que
atualmente está negociando sua entrada na OMC. Uma porta-voz da Comissão Européia disse que Bruxelas apóia o pedido do Iraque. No entanto, fontes diplomáticas disseram que ainda há dúvidas se o atual governo do Iraque tem a autoridade necessária para apresentar o pedido.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.