| 27/01/2004 13h27min
Autoridades da Índia e do Paquistão devem se reunir em Islamabad, capital paquistanesa, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, para negociar pela primeira vez em três anos a resolução de vários conflitos, entre os quais a disputa pela região da Caxemira.
Também neste mês, o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, e o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, realizaram um encontro histórico no qual concordaram em negociar uma solução para conflitos antigos.
Os dois países se sentarão à mesma mesa depois da normalização das relações bilaterais e de um acordo de cessar-fogo na fronteira da Caxemira, em novembro. O vice-primeiro-ministro da Índia, Lal Krishna Advani, disse que as incursões de rebeldes paquistaneses dentro da Caxemira indiana diminuíram, algo estipulado como condição pelos indianos para a retomada das negociações.
O Paquistão, que como a Caxemira é majoritariamente muçulmano, nega envolvimento na revolta iniciada
14 anos atrás na parte indiana do
território. O último encontro dos dois países vizinhos foi em julho de 2001, na cidade indiana de Agra. Vajpayee e Musharraf não conseguiram chegar a um acordo naquela época.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.