| hmin
A investigação do juiz lorde Hutton sobre o suicídio do especialista em armas do Iraque, David Kelly, isenta de culpa o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, de acordo com o tablóibe The Sun. O jornal publicou nesta quarta, dia 28, o que afirma ser um vazamento do relatório. Se a informação estiver correta, as conclusões do documento ajudarão o premiê.
Na noite dessa terça, dia 27, Blair sobreviveu por pouco à difícil votação de uma lei sobre educação, no Parlamento, depois de sofrer a revolta mais séria em seu Partido Trabalhista durante seis anos de governo. O esperado relatório do juiz Hutton sobre a morte de Kelly será publicado oficialmente nesta quarta.
– O vazamento (do relatório) foi bem lamentável – disse o líder conservador Michael Howard, antes de entrar em uma reunião para receber uma prévia do relatório.
O Sun disse que a BBC foi acusada no relatório de ter ''falhado'' em uma matéria que deveria ter apurado melhor. A rede britânica publicou uma reportagem no ano passado dizendo que o governo de Blair exagerou as informações de inteligência sobre as armas do Iraque para justificar sua posição em relação à guerra.
– O documento é uma acusação devastadora contra a BBC e seu correspondente Andrew Gilligan – escreveu o editor político do Sun, Trevor Kavanagh. – Tony Blair é libertado de maneira sensacional de qualquer conduta "desonrosa ou clandestina" – escreveu.
A cotação da libra esterlina subiu após a publicação da reportagem. Kelly cortou os pulsos depois que viu seu nome exposto à opinião pública como fonte da reportagem da BBC.
O gabinete de Blair negou "categoricamente'' ter passado o relatório do juiz para o jornal. O premiê, entre outros protagonistas, recebeu uma cópia do relatório na terça-feira.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.