| 28/01/2004 13h33min
O governador Germano Rigotto encontra-se na próxima semana com a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, para discutir a regulamentação específica do carvão na nova matriz energética que está sendo definida no Congresso. A iniciativa partiu de reunião realizada na manhã desta quarta, dia 28, entre o governador e o grupo alemão Steag, que pretende construir uma usina de carvão na zona sul do Estado
Participaram do encontro no Palácio Piratini o presidente do grupo alemão no Brasil, Artur Wehrum, e o gerente-geral do projeto Seival, Roberto de Faria. Os executivos solicitaram o apoio do governador para que seja assegurado mercado para o carvão gaúcho na Medida Provisória (MP) 144, que trata do novo modelo energético brasileiro. Rigotto defende a adição de uma emenda à MP destinando 5% da matriz energética brasileira ao carvão.
A Steag entregou ao governo do Estado em setembro de 2003 as conclusões do grupo de trabalho do Projeto Seival, que abrange as usinas termelétricas de Candiota III, Jacuí e CT Sul. O grupo alemão pretende investir cerca de US$ 800 milhões na construção de uma usina em Candiota, e aguarda a inclusão do carvão da MP 144 para iniciar as obras. A usina deve gerar 2,5 mil empregos durante a construção e 500 postos de trabalho fixos em 2007, quando terão início as operações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.