| hmin
Grandes manchas de petróleo surgiram boinando nesta sexta, dia 30, sobre o Rio Tigre, na região central do Iraque. O Exército norte-americano começou a buscar a origem do segundo vazamento de óleo neste mês na principal fonte de água da região.
Segundo uma porta-voz da 4ª Divisão de Infantaria, com sede em Tikrit, a unidade de engenheiros estava limpando a rede de distribuição e instalações de armazenagem do petróleo na região em busca da causa do problema e descobriram uma ruptura em um oleoduto.
– Há um vazamento no oleoduto, infelizmente, justamente onde cruza o rio ao norte de Baiji – disse a major Josslyn Aberle.
A divisão de engenheiros é responsável pela infra-estrutura de petróleo na região. A North Oil Company, braço do Ministério do Petróleo iraquiano responsável pelos recursos de petróleo no norte do país, está reparando o vazamento, disse a major. A equipe instalou barreiras flutuantes no rio para tentar conter o avanço da mancha, enquanto o oleoduto é reparado, acrescentou Aberle.
Desde que Washington declarou o fim dos principais combates no Iraque, as instalações de petróleo no país foram atacadas repetidas vezes por saqueadores ou sabotares que tentam barrar o acesso de autoridades norte-americanas ao petróleo.
Avistando o rio de uma das divisões do comando norte-americano em um dos principais palácios que pertenciam a Saddam Hussein, dezenas de manchas densas e negras de óleo podiam ser vistas sobre o Tigre. Aberle não soube dizer o volume de petróleo no rio, mas podia-se perceber que quantidade era visivelmente mais abundante do que a do vazamento ocorrido no início do mês.
Com informações da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.