| hmin
Uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a Bagdá neste sábado, dia 7, para avaliar se será possível realizar eleições no Iraque até meados do ano.
– Espero que o trabalho dessa equipe ajude a resolver o impasse do processo de transição política, levando ao estabelecimento de um governo provisório para o Iraque – afirmou em comunicado o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
Os EUA alegam que não há tempo para organizar e garantir a segurança para uma eleição antes de 30 de junho, como a maioria shiita exige. Os norte-americanos defendem que haja eleições indiretas regionais para escolher um governo provisório que atuaria até eleições diretas em 2005.
Annan deixou claro que a equipe da ONU terá poderes relativos para fazer propostas para a transição, que é complicada pela violência contínua e por discórdias políticas.
– Acredito firmemente que a saída mais sustentável está com os próprios iraquianos – afirmou Annan. – Um consenso entre seus constituintes será a melhor garantia de uma transição de governo legítima e com credibilidade para o Iraque – disse.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.