| hmin
Um abalo sísmico atingiu a Terra Santa nesta quarta, dia 11, assustando israelenses e árabes e fazendo lembrar a região da ameaça de um violento terremoto, previsto por especialistas e por profetas bíblicos. Segundo Israel, o epicentro do tremor, de cerca de cinco graus na escala Richter, ficou ao norte do Mar Morto.
O abalo provocou rachaduras no prédio do Knesset (Parlamento israelense). Danos foram registrados em construções da cidade de Nablus (Cisjordânia) e em uma igreja luterana de Belém.
– Havia anos que um tremor forte como esse não acontecia – disse o ministro da Infra-Estrutura do país, Yossi Paritsky.
O tremor foi sentido na Jordânia, no Líbano, no Egito e na Síria. O mar Morto fica a aproximadamente 20 quilômetros de Jerusalém. Temendo novos abalos, as pessoas abandonaram escritórios, casas e escolas em cidades de Israel, da Jordânia e dos territórios palestinos. Prédios altos de Damasco foram desocupados.
O Oriente Médio possui um longo histórico de terremotos violentos. Mais de 40 mil pessoas morreram na cidade de Bam, no Irã, em um terremoto ocorrido no dia 26 de dezembro. Em 1927, um abalo de 6,2 graus na escala Richter matou mais de 300 pessoas e danificou mais de mil construções em Jericó, Nablus, Jerusalém, Nazaré, Tiberias, Lod e Ramla.
O maior terremoto a atingir Israel também chegou aos 6,2 graus na Richter, em 1995. Ele aconteceu no mar Vermelho, cerca de 100 quilômetros ao sul de Eliat e não provocou grandes estragos. Mas especialistas em sismologia advertem há muito tempo que a Terra Santa pode ser atingida por um terremoto mais sério.
– Um grande terremoto pode acontecer a qualquer momento. Estimativas estatísticas mostram haver uma grande probabilidade de um terremoto acontecer nos próximos 50 anos – diz o site do Comando da Frente Doméstica das Forças Armadas de Israel.
Os profetas bíblicos também previram acontecimentos semelhantes, que seriam um anúncio sobre um retorno do Messias.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.