| hmin
Dois carros-bombas dirigidos por suicidas mataram pelo menos 11 iraquianos e feriram 58 soldados estrangeiros nesta quarta, dia 18. O alvo do ataque simultâneo foi uma base militar no sul de Bagdá.
As forças polonesas em Hilla, cerca de 100 quilômetros ao sul de Bagdá, informaram que 44 iraquianos também ficaram feridos, e que os soldados atingidos pela explosão não correm risco de vida. O tenente-coronel Robert Strzelecki afirmou que os guardas em frente à base conseguiram conter a tiros um dos carros, mas que o segundo explodiu após se chocar contra um muro.
– Às 7h15min (1h15min em Brasília), perto da base logística, houve um ataque terrorista usando dois carros. Encontramos os corpos dos dois motoristas, e dois iraquianos que estavam passando na rua foram mortos – disse Strzelecki.
Mas Hilary White, porta-voz do governo de ocupação, disse depois que o saldo de mortos é muito maior.
– Podemos confirmar que mais de 11 iraquianos foram mortos. [O ataque] matou homens, mulheres e crianças – afirmou ela.
Entre os estrangeiros feridos há pelo menos 12 filipinos, 12 poloneses, dez húngaros e dois norte-americanos. Os ataques são parte de uma onda de ações da guerrilha contra os países que ajudam os Estados Unidos a ocupar o Iraque. Eles mostram as dificuldades que ameaçam o plano dos EUA de devolver a soberania do país aos iraquianos ainda neste semestre.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.