| 21/02/2004 14h32min
Representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) visitaram o ex-líder do Iraque Saddam Hussein neste sábado, dia 21. A informação foi divulgada por uma porta-voz da organização.
– A visista ocorreu nesta manhã, horário de Bagdá – afirmou Antonella Notari.
Ela disse que a visita ocorreu no Iraque, mas não detalhou o lugar exato, conforme acordo feito com as forças norte-americanas que detêm Saddam desde sua captura, ocorrida em dezembro.
O grupo da Cruz Vermelha incluiu um médico e um intérprete. Saddam escreveu um bilhete para ser entregue a sua família, disse Notari. Como é usual em visitas da organização a prisoneiros detidos, o ICRC não comentou as condições de Saddam.
Sob os termos da Convenção de Genebra que tratam de prisoneiros de guerra – que Washington diz se aplicar ao caso de Saddam – as forças norte-americanas foram obrigadas a dar ao comitê da Cruz Vermelha acesso ao ex-presidente, de 66 anos.
Depois que foi deposto na guerra liderada pelos Estados Unidos em abril, Saddam ficou desaparecido por oito meses antes de ser capturado por tropas norte-americanas em um buraco perto de sua cidade Tikrit.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.