| 25/02/2004 07h
O encontro da XII Cúpula do G-15, que ocorre no próximo fim de semana em Caracas, na Venezuela, terá como foco, desta vez, a "energia e desenvolvimento". Atualmente integrado por 19 países, o grupo discute os principais temas da agenda internacional e tem como meta integrar os países em desenvolvimento para competirem no cenário econômico internacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja, na próxima quinta, dia 26, para Caracas, para participar do evento. Além do presidente Lula, o governo da Venezuela já confirmou a presença dos presidentes da Argentina, Nestor Kirchner, da Colômbia, Álvaro Uribe, e do primeiro-ministro da Jamaica, Percival Patterson. Representantes da Índia, Irã, Indonésia, Malásia e Zimbábue também estarão presentes no encontro do G-15 – que reúne, ainda, os chefes de estado da Argélia, Chile, Egito, México, Nigéria, Peru, Senegal, Sri Lanka, Venezuela e Quênia.
O encontro do G-15 terá duração de dois dias. O presidente Lula desembarca na capital venezuelana na noite de quinta e retorna ao Brasil no sábado, dia 28. Desde maio de 2001, a Venezuela ocupa a presidência do G-15. Além do tema “energia e desenvolvimento”, os países integrantes do G-15 também vão discutir temas da economia internacional, como o ingresso da Venezuela no Mercosul. O grupo foi criado em 1989 durante a Cúpula do Movimento dos Países não-alinhados para avaliar as possibilidades de cooperação dos países em desenvolvimento. A reunião do G-15 em Caracas foi adiada por duas vezes, desde 2002, devido à instabilidade política venezuelana.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.