| hmin
O líder na corrida à candidatura presidencial pelo Partido Democrata, John Kerry, atravessa três Estados norte-americanos nesta segunda, dia 1º, em um último esforço para consolidar a vitória sobre o rival John Edwards nas 10 prévias da "superterça".
Kerry, senador por Massachusetts, ignorou Edwards e preferiu fazer declarações sobre a disputa com o presidente George W. Bush, que concorrerá à reeleição no pleito de 2 de novembro.
– Esta não vai ser uma daquelas campanhas hipócritas em que apenas circulamos pelo país e as pessoas nem percebem a diferença – disse Kerry em um comício na Morgan State University.
O condecorado veterano da Guerra do Vietnã prometeu confrontar Bush nas questões da economia e da segurança nacional, e desafiá-lo a defender os cortes nos impostos da elite norte-americana. Kerry ampliou os ataques a Bush sobre o Iraque dizendo que o presidente inventou terroristas "onde não havia nenhum" e declarando que "há um modo melhor para manter o país seguro".
– George Bush devia vir aqui à Morgan State University. Se ele viesse, poderia dar um jeito na sua matemática confusa. Os números não batem. Ele não está multiplicando os empregos, está tentando dividir os Estados Unidos – afirmou.
Usando em parte o mesmo discurso populista que consagrou seu adversário democrata, Kerry acusou Bush de abandonar a classe média e de acabar com quase 3 milhões de empregos. Kerry ganhou 18 das primeiras 20 prévias eleitorais democratas, e uma vitória expressiva na terça pode pôr as chances de Edwards em jogo, deixando Kerry mais próximo da indicação à candidatura.
Os 10 Estados que terão prévias na terça, que incluem Califórnia, Nova York e Ohio, possuem 1.151 delegados, mais da metade dos 2.162 necessários a uma vitória.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.