| 02/03/2004 07h50min
Explosões múltiplas atingiram nesta terça, dia 2, xiitas durante cerimônias religiosas em Bagdá e na cidade sagrada de Karbala, matando dezenas de pessoas. Pelo menos 145 pessoas morreram nos ataques. Há centenas de feridos e as autoridades locais acreditam que o número de vítimas deve aumentar.
Corpos de pelo menos 70 pessoas espalhavam-se pela rua em Karbala, e pessoas corriam em pânico. Cinco explosões foram ouvidas na cidade, e testemunhas dizem que o número de mortos deve aumentar bastante.
Em Bagdá, ao menos quatro explosões atingiram a mais importante mesquita xiita local, a Khadimiya, no norte da capital. De acordo com funcionários de um hospital em Bagdá, 75 corpos foram levados para o necrotério .
Não se sabe quem está por trás das explosões, que ameaçam provocar mais violência entre a população xiita e sunita do país – que dominava o Iraque antes da queda de Saddam Hussein, no ano passado.
Em um ataque separado em Bagdá, guerrilheiros jogaram uma bomba contra um veículo militar norte-americano na manhã de terça-feira, matando um soldado e gravemente ferindo outro, segundo o Exército.
Os xiitas marcavam a Ashura, o 10º dia do mês muçulmano de Muharram, quando de acordo com a tradição o imã Hussein, neto do profeta Maomé, foi morto em uma batalha há mais de 13 séculos. Eles batem em suas cabeças e peito para lembrar o sofrimento do imã Hussein, que foi decapitado por inimigos. A cerimônia era proibida no governo de Saddam.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.