| hmin
Sobe para 37 o número de mortos no ataque que supostos extremistas sunitas lançaram contra rivais xiitas, com fuzis automáticos e granadas, no sudoeste do Paquistão nesta terça, dia 2. Segundo funcionários de hospitais da cidade de Quetta, há mais de 150 feridos. Em um outro incidente, um líder de um grupo xiita ilegal foi morto e mais de 30 xiitas ficaram feridos em um confronto com sunitas.
Também nesta terça, dia 2, 150 pessoas morreram no Iraque, na cidade xiita de Karbala e em Bagdá, durante procissões para lembrar a morte de Hussein, neto do profeta Maomé. As explosões e os disparos em Quetta foram ouvidos de todos os cantos da cidade.
– Os terroristas começaram a atirar de uma sacada contra os participantes da procissão – afirmou Riaz Khan, vice-inspetor-geral da polícia.
Segundo Khan, homens armados da comunidade hazara, xiita, responderam ao ataque.
– Quando os terroristas se viram cercados, ao menos dois
deles explodiram a si mesmos – afirmou.
A
comunidade xiita respondeu à agressão promovendo ataques contra lojas em Quetta, queimando mais de 50 delas. As autoridades enviaram soldados para restabelecer a ordem e impor um toque de recolher pouco depois.
Em Mandi Bahauddin, uma cidade localizada a mais de 600 quilômetros de Quetta, Ejaz Hussain Naqvi, vice-presidente provincial do grupo xiita Tahreek-e-Jafria Pakistan, uma organização ilegal, foi morto a tiros por uma multidão de sunitas, afirmou uma autoridade xiita.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.