| 04/03/2004 18h31min
O ministro do Interior egípcio, Habib el-Adli, afirmou nesta quinta, dia 4, que o país mantém detido o irmão do membro da Al Qaeda Ayman al-Zawahri. Segundo ele, provavelmente o preso será julgado por delitos cometidos nos anos 1990.
Fontes islâmicas disseram em 2000 que os Emirados Árabes haviam deportado Mohamed al-Zawahri para o Egito, mas autoridades do país não confirmaram se estava sob seu poder. Adli teria dito que autoridades judiciais foram informadas sobre a presença de Zawahri no país e podem pensar em um novo julgamento, segundo divulgou a agência de notícias oficial egípcia MENA.
– Mohamed al-Zawahri está vivo e vai ser julgado novamente porque foi condenado à revelia – acrescentou o ministro.
O seu irmão Ayman al-Zawahri é um dos integrantes mais próximos do líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden. Além disso, especula-se que esteja com Bin Laden em algum local perto da fronteira do Afeganistão com o Paquistão. Um tribunal militar do Egito condenou à morte os dois irmãos e outros sete membros do grupo Jihad em 1999.
Os nove estavam entre os 107 acusados no maior julgamento de militantes suspeitos desde o assassinato em 1981 do presidente do Egito Anwar Sadat. O grupo Jihad, que depois se uniu com a rede Al Qaeda de Bin Laden, se especializou em atingir alvos políticos e de segurança, inclusive o atual presidente Hosni Mubarak. Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.