| hmin
Os municípios de Constantino e Maximiliano de Almeida comunicaram situação de emergência à Defesa Civil do Estado nesta quinta, dia 4. Agora são 44 cidades gaúchas em situação de emergência devido à falta de chuva. Outras oito prefeituras preparam a documentação para fazer o decreto ainda nesta quinta.
O governo do Estado vistoria o interior com duas equipes, para calcular os prejuízos causados pela estiagem. Além dos problemas relacionados à pecuária e agricultura, com a baixa nos mananciais, aumentou a concentração de matéria orgânica na água, obrigando a Corsan a intensificar o tratamento de água, principalmente na região metropolitana.
Enquanto isso, os prefeitos de municípios afetados pela estiagem entregaram um relatório ao governador durante visita à Santa Rosa. O relatório foi elaborado por 22 prefeitos de municípios da região Noroeste que sofrem com os prejuízos da seca. O documento se baseia em levantamentos feitos por técnicos da Empresa
de Assistência Técnica e
Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS).
Eles pedem a prorrogação dos financiamentos agrícolas por, no mínimo, dois anos, além da liberação de recursos para a implantação de pastagens de inverno, construção de açudes e poços artesianos.
O governador Germano Rigotto recebeu o documento e disse que irá entregar pessoalmente, neste fim de semana, a solicitação ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.