| hmin
Engenheiros russos assessoraram secretamente o programa de mísseis balísticos de longo alcance de Saddam Hussein, informou o jornal The New York Times na edição desta sexta, dia 5, citando autoridades do governo norte-americano. Investigadores dos Estados Unidos afirmaram que engenheiros russos trabalharam no programa iraquiano em Moscou e em Bagdá, e que alguns estiveram na capital do Iraque ainda em 2001.
Os engenheiros que forneceram apoio técnico a projetos de armas proibidas antes da guerra trabalharam para uma empresa privada e não para o governo russo, de acordo com a publicação. O trabalho deles levantou questões sobre se autoridades do governo russo sabiam desse envolvimento nos programas de mísseis proibidos, segundo uma pessoa com acesso aos relatórios da inteligência norte-americana.
Após a Guerra do Golfo de 1991, o Iraque foi proibido de fabricar mísseis com alcance de mais de 150 quilômetros. Moscou negou ter qualquer conhecimento sobre o apoio russo ao proibido programa de mísseis do Iraque.
– Os EUA não apresentaram qualquer evidência sobre o envolvimento russo – disse o porta-voz da embaixada russa.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.