| hmin
Em editorial publicado na edição desta sexta, dia 5, o jornal Washington Post defendeu a intervenção do Brasil e demais vizinhos para o fim da crise da Venezuela. O jornal culpa o presidente Hugo Chávez de provocar a crise atual em seu país com seu "populismo delirante e métodos autoritários" e pede aos países latino-americanos que "estejam preparados" para recorrer à Carta Democrática da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A Carta Democrática é um instrumento que busca proteger os governos democráticos ameaçados por um conflito constitucional.
– Dada a posição debilitada da administração Bush na região, a esperança de encontrar uma solução pacífica ou democrática está nas mãos dos vizinhos latino-americanos, começando pelo Brasil – afirmou o editorial intitulado Golpe por tecnicismo.
– Se Chávez continua negando eleições democráticas ao seu povo, os líderes desses países devem estar preparados para recorrer à Carta Democrática da OEA e ameaçar com o isolamento devido aos autocratas – concluiu o texto.
O jornal acusou Chávez de tentar acabar com uma tentativa da oposição para realizar um referendo contra seu mandato de forma "grosseira", ao rechaçar a validade de 876 mil assinaturas. O governo da Venezuela disse que esses eleitores podem ratificar sua assinatura, mas isso constituiria "um desafio logístico quase impossível" e "um golpe kafkaniano", segundo o jornal de Washington.
Bush viu sua influência sobre os governos latino-americanos diminuída depois da invasão do Iraque, uma ação impopular na América Latina. A Venezuela passa por um momento de forte tensão interna após uma onda de protestos que deixaram ao menos sete mortos.
– A menos que seja contido, Chávez pode completar a destruição de uma das democracias mais duradouras da América Latina – informou o jornal.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.