| 07/03/2004 17h09min
O senador democrata John Kerry derrotaria o presidente George W. Bush na Flórida caso a eleição presidencial dos Estados Unidos fosse realizada hoje, segundo resultados de pesquisas publicadas neste domingo, dia 7.
A pesquisa por telefone ouviu 800 eleitores registrados da Flórida e mostrou que 49% votariam no possível nomeado democrata Kerry, 43% em Bush e 3% no candidato independente, Ralph Nader. A oito meses da eleição, apenas 5% dos entrevistados estavam indecisos.
A pesquisa sugere outra disputa acirrada no Estado, que se mostrou dividido politicamente nas eleições de 2000, quando Bush ganhou por diferença de apenas 537 votos.
– A Flórida está no jogo. A pesquisa demonstra claramente que o Estado que nos deu o drama e nos fez roer unhas em 2000 não está diferente em 2004 – disse a perita em pesquisa Kellyanne Conway.
A pesquisa foi conduzida na quarta e quinta, dias 3 e 4, logo depois da vitória de Kerry em prévias em nove dos 10 Estados em disputa, e tem margem de erro de 3,5%. A enquete foi realizada para os jornais The Miami Herald e St. Petersburg Times pelas empresas de Washington Schroth & Associates, que tem os democratas como clientes, e pela The Polling Company, que atende os republicanos.
A pesquisa mostrou que os eleitores da Flórida estão céticos em relação à condução da economia por Bush, à guerra do Iraque e sobre a direção geral do país. Menos da metade, 47%, aprovou o desempenho geral do presidente.
Ambos os lados prometeram transformar a Flórida em um importante campo de batalha, gastando milhões em propaganda e mobilização de eleitores em busca dos 27 delegados do Estado.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.