| hmin
A constituição provisória do Iraque deve ser assinada nesta segunda, dia 8, pelo Conselho de Governo do país. O documento deve reger o país até o segundo semestre de 2005. Depois de reunir-se com o principal líder religioso do país, o aiatolá Ali al-Sistani, os cinco membros que ainda eram contrários à constituição, todos xiitas, resolveram aprovar o documento sem mudanças. O gesto seria uma forma de demonstrar que os xiitas não estão contra o processo.
Na semana passada, o Conselho de Governo havia aprovado por unanimidade a constituição provisória do país, mas, poucas horas antes da assinatura do documento, al-Sistani demonstrou estar descontente com diversos trechos da carta, especialmente na cláusula que dá poder de veto aos curdos. Isto fez com que cinco dos 13 integrantes xiitas desistissem de assinar o documento, adiando a decisão para esta semana.
A cláusula teria sido incluída para garantir igualdade aos curdos, que representam apenas 17,5% dos
iraquianos, contra uma maioria de
77,5% árabe. Eles temem que sua autonomia na região norte desapareça com uma constituição que privilegie os xiitas.
O administrador americano do Iraque, Paul Bremer, chefe da Autoridade Provisória da Coalizão, disse estar esperançoso, mas não muito confiante quando à assinatura do documento nesta segunda.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.