clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Alemanha exige ser membro permanente do Conselho de Segurança

Chanceler alemão acredita que o órgão precisava passar por reformas

O chanceler da Alemanha, Gerhard Schroeder, exigiu nesta sexta, dia 19, de forma contundente, que o país se transforme em membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em declarações dadas na inauguração de uma escola para agentes das forças de segurança em Berlim, Schroeder disse que o Conselho de Segurança precisava passar por reformas e por uma ampliação a fim de refletir melhor a nova ordem mundial.

– Dentro desse contexto, a Alemanha considera-se uma candidata a uma vaga como membro permanente. Temos aliados importantes para isso, entre os quais importantes parceiros europeus. Nossos amigos na França nos dão apoio. A Rússia e o Japão também. Tenho certeza de que, em vista de nossa participação na luta contra o terrorismo internacional, nossos amigos nos EUA também nos darão apoio – afirmou o chanceler.

A Alemanha tenta há vários anos se transformar em membro permanente do Conselho de Segurança. No órgão, cinco países (EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia) detêm esse status, que lhes confere direito de veto. Sucessivos governos da Alemanha argumentaram que o país merece ser membro permanente do Conselho de Segurança por ter a terceira maior economia do mundo e ser um importante contribuinte da ONU. Mas as pressões para tanto haviam sido em grande parte discretas.

O Japão, que paga à ONU quase tanto quanto os EUA, também exige o status de membro permanente. No ano passado, Schroeder tornou-se o primeiro líder alemão em 30 anos a fazer um pronunciamento à Assembléia Geral. Naquela ocasião, o apelo foi menos contundente.

– Estamos preparados para assumir maiores responsabilidades – afirmou na época.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.