| hmin
Os salvadorenhos votaram neste domingo, dia 21, para eleger seu terceiro presidente desde o fim da guerra civil no país. Segundo pesquisas de boca-de-urna, a esquerda pode obter sua primeira vitória, representada pelo candidato Shafik Handal, ex-guerrilheiro da Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN).
Handal, de 73 anos, prometeu levar de volta para El Salvador um contingente militar enviado para ajudar na reconstrução do Iraque a pedido dos Estados Unidos; revisar um recente tratado de livre comércio assinado com os EUA; e restabelecer as relações com Cuba e China.
O esquerdista disputa a presidência com Elías Antonio "Tony" Saca, o jovem candidato da direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena), partido que está no poder desde 1989 e que é responsabilizado pelos temidos "esquadrões da morte" da guerra civil.
Segundo autoridades eleitorais, a participação dos cidadãos foi maior que a registrada na eleição de 1999, quando 39% dos eleitores foram às urnas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.