| 27/03/2004 12h08min
O furacão de categoria 1 que se formou no fim desta semana a cerca de 500 quilômetros da costa sul do Brasil já está tocando o litoral catarinense. A informação foi dada pelo meteorologista Ronaldo Coutinho à rádio CBN/Diário na manhã deste sábado, dia 27.
– O Catarina já está tocando o litoral sul do Estado e aumentando a força do vento, com nuvens e chuva – disse Coutinho.
Catarina foi como a Defesa Civil e o Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina (Climerh) batizaram o fenômeno.
Segundo Coutinho, o ponto crítico de atuação do Catarina será mesmo o sul do Estado, mas também outras regiões.
Na Grande Florianópolis, por exemplo, poderá haver chuva intensa e vento forte. Já no sul, está previsto vento com forças muito maiores.
O meteorologista pensa inclusive que o jogo entre Figueirense e Chapecoense, pelo quadrangular final do Campeonato Catarinense 2004, que está marcado para ocorrer às 16h no Estádio Orlando Scarpelli, na Capital, deverá ser suspenso.
A previsão de Coutinho é que o Catarina traga ventos constantes de 80 km/h a 120 km/h e rajadas que podem ir de 120 km/h a 150 km/h durante algumas horas.
O chamado olho do furacão deverá chegar até a Serra Catarinense e logo em seguida se desintegrar, perdendo a estrutura. Isto poderá causar chuva forte, granizo e trovoadas no interior do Estado.
A fase crítica do furacão pode durar entre duas e seis horas, disse o meteorologista. Entre as conseqüências, haverá uma ressaca fora do comum no litoral.
Confira a previsão completa no clicTempo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.