| hmin
Membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) estão trabalhando na criação de uma força multinacional para ajudar a melhorar a segurança de um governo eleito no Iraque, disse nesta segunda, dia 29, o secretário-geral do órgão, Kofi Annan.
– Minha impressão é de que eles estão trabalhando para (criar) uma força multinacional, sob comando unificado e que cooperaria com o governo soberano do Iraque e contribuiria para a segurança do país – afirmou Annan ao jornal italiano Corriere della Sera.
Apesar das diferenças sobre a guerra no Iraque, o governo dos Estados Unidos vem pedindo para que a ONU assuma um papel mais ativo no país, onde tropas norte-americanas ainda enfrentam ataques diários, um ano após a queda de Saddam Hussein.
Uma equipe de especialistas eleitorais da ONU chegou à Bagdá no domingo para ajudar no planejamento das eleições programadas para o começo do próximo ano. Uma segunda equipe, liderada pelo enviado sênior Lakhdar Brahimi, deverá chegar ao país na próxima semana para ajudar a decidir o formato e a estrutura do governo que assumirá o poder em 1º de julho, depois da transferência de soberania de volta aos iraquianos.
Além da possibilidade de um envio de tropas, a entidade também faz planos para mandar sua equipe internacional de volta ao Iraque. O grupo foi retirado em outubro do ano passado, após duas explosões contra prédios da ONU terem matado mais de 20 pessoas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.