| 30/03/2004 08h30min
O Zoológico da Universidade de Caxias do Sul deve transferir 37 gaivotas marinhas para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé, nesta terça, dia 30. As aves, desviadas de sua rota marítima pelo ciclone Catarina, foram recolhidas entre a noite de domingo e a manhã de segunda em bairros de Caxias e no leito do Rio das Antas entre Bento Gonçalves e Veranópolis.
Bastante fracas e desorientadas, as gaivotas foram medicadas por meio de sondas com soro fisiológico e complexo vitamínico. A maior parte das aves foi recolhida por funcionários que trabalham na Usina Hidroelétrica de Montes Claros. Desviadas da rota pelos fortes ventos que atingiram o litoral norte do Estado na madrugada de sábado, as gaivotas teriam pousado no Rio das Antas guiadas pela claridade das luzes da obra.
– Não esperávamos que esse fenômeno pudesse ocorrer na Serra. Fizemos o possível para medicá-las, porém não somos especializados em animais marinhos
– comenta a coordenadora do
Zoológico da UCS, Márcia Maria Dosciatti de Oliveira, lamentando a morte de outras 50 aves que chegaram ao zôo mas não resistiram ao cansaço e a ferimentos.
Com informações do Pioneiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.