| hmin
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, confirmou que estará no Haiti na segunda, dia 5. Será a primeira visita de uma importante autoridade dos Estados Unidos ao país caribenho depois que o presidente Jean-Bertrand Aristide renunciou.
A administração do presidente George W. Bush foi criticada por todas as autoridades dos países do Caribe por ter fracassado no apoio a Aristide e por pressionar o líder a renunciar durante uma revolta em fevereiro. Segundo o próprio Aristide, sua renúncia foi um golpe americano.
Powell, que negociou a saída de Aristide em meio a preocupações de que a crise no Haiti geraria uma fuga de refugiados para os EUA, planeja encontrar-se com o governo interino e discursar para milhares de marines norte-americanos enviados ao país para restabelecer a ordem.
O Departamento de Estado, que anunciou na sexta viagem de um dia durante a visita de Powell à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, negou que os EUA seqüestraram Aristide quando ele saiu do Haiti para a África enquanto os rebeldes avançavam em direção à capital Porto Príncipe.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.