| 02/04/2004 12h37min
Os policiais federais retomam às 6h de sábado, dia 3, a operação padrão nos portos, aeroportos e postos de fronteira do Estado. A decisão foi tomada em assembléia realizada nesta sexta, dia 2, na Associação dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul, na zona norte de Porto Alegre. Os servidores batizaram a mobilização de Operação Legal.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef-RS), Marcos Vinício de Souza Wink, disse que a medida será tomada devido ao total descaso do governo com a categoria. Segundo ele, os policias federais iniciarão uma operação legal nos aeroportos, portos e fronteiras. Ele destacou que, em relação à determinação de Brasília, os policiais gaúchos não cometerão nenhuma espécie de abuso. O juiz Cesar Antônio Ramos, da 7ª Vara Federal de Brasília, considerou a greve legítima, mas ordenou o fim da inspeção nos portos e aeroportos.
De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Francisco Carlos Garisto, a determinação da Justiça de suspender a operação padrão não abrange todo o território nacional. A decisão do juiz é válida somente para o Distrito Federal, onde aliás não estava sendo adotada a medida.
Após as reuniões da quinta, dia 1°, em Brasília com o governo, a Federação dos Sindicatos da Polícia Federal entendeu que não houve acordo. O deputado federal, Paulo Pimenta, presente à assembléia da categoria na Capital, informou que o governo teria feito uma proposta de 17% de reajuste. Os grevistas reivindicam um aumento de 50%. Os servidores pedem salário equivalente à escolaridade de nível superior, o que equipararia os honorários da categoria ao de delegado.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.