| hmin
Representantes da Via Campesina reúnem-se nesta quarta, dia 7, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, para discutir pauta de reivindicações entregue pelo movimento na semana passada ao governo. Entre as medidas solicitadas está a compensação dos agricultores que tiveram prejuízos com a estiagem nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os agricultores querem a prorrogação do Pronaf (Programa de Agricultura Familiar) Investimento, uma linha de financiamento destinada aos pequenos agricultores familiares. A Via Campesina reivindica ainda a criação de uma bolsa-estiagem de R$ 300 mensais por família, benefício que seria concedido para cerca de 200 mil famílias. Os trabalhadores rurais também querem a liberação de verbas para custeio pecuário emergencial de R$ 2,5 mil por família para reativar a produção de leite.
Segundo estimativa da coordenação da Via Campesina, a produção de milho e feijão no sul do país foi praticamente toda perdida, e a produção de soja sofreu uma perda de 50% a 70%. A partir das 14h representantes do movimento se reúnem com dirigentes do Banco do Brasil e da Secretaria de Agricultura Familiar do Incra.
Com informações da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.