| 14/04/2004 08h
Forças norte-americanas intensificaram nesta quarta, dia 14, as ações ao redor de Najaf, uma das mais sagradas cidades do Iraque, na tentativa de matar ou capturar o clérigo radical Moqtada al-Sadr. Um enviado do religioso disse que Al-Sadr havia pedido a ele para falar sobre propostas de paz com os norte-americanos.
– Sayyed Moqtada apresentou propostas positivas para encerrar a crise. Não posso falar sobre os detalhes. Ele entende que um confronto armado não é do interesse de ninguém – afirmou o enviado de Sadr, Abdelkarim al-Anzi, de Bagdá.
Uma força-tarefa dos EUA, junto com tropas da Espanha e da Polônia, criaram o que oficiais norte-americanos descreveram como uma zona de exclusão em volta de Najaf e estabeleceram patrulhas de reconhecimento. A ação em Najaf ocorre horas depois de o presidente George W. Bush ter prometido ficar no Iraque e ter dito que o prazo de 30 de junho para transferir a soberania de volta aos iraquianos será mantido.
Nesta quarta também foi divulgado um comunicado do exército norte-americano informando sobre a morte de dois marines dos EUA mortos na última segunda, dia 12, e outros dois nessa terça, dia 13. O documento não deu nenhum detalhe de onde nem como os marines foram mortos. Os marines têm estado a oeste de Bagdá onde vêm enfrentando uma dura resistência de muçulmanos sunitas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.