| 18/04/2004 14h30min
Cerca de 200 agricultores ligados ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram na manhã deste domingo, dia 18, fazenda de 2,3 mil hectares em Almirante Tamandaré do Sul, na região de Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul. A ação é a terceira no Estado desde o início do mês. Os dirigentes do MST chamaram de Abril Vermelho a onda de invasões programadas para ocorrer no país para pressionar o governo federal.
Os proprietários já registraram ocorrência policial e entraram ainda neste domingo no plantão da Justiça com pedido de reintegração de posse. Segundo eles, a fazenda Agropecuária Sazão S.A é produtiva.
A Brigada Militar monitora a situação. Os sem-terra que invadiram a propriedade estavam acampados às margens da BR-386 há 10 dias. Conforme o MPA até o momento não há intenção de ocupar a sede da fazenda.
Produtores rurais de 16 municípios estiveram reunidos neste domingo para organizar ações com o objetivo de impedir as invasões. A intenção é reforçar os postos de controle e observação nas propriedades rurais. O encontro foi realizado na sede do Sindicato Rural de Bagé.
Participaram representantes das regiões de Pelotas, Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito, Jaguarão, Cachoeira do Sul e outras cidades menores localizadas na metade sul do Estado. O presidente do Sindicato Rural de Bagé, Paulo Ricardo Dias, diz que a mobilização é pacífica mas quer evitar as ocupações.
Em resposta ao anunciado Abril Vermelho, a proposta dos ruralistas é fazer um Abril Verde. Nos casos de invasões, os ruralistas pretendem agir de forma imediata e se necessário usar o apoio da Brigada Militar.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.