| hmin
O israelense Mordechai Vanunu foi libertado na manhã desta quarta, dia 21, após passar 18 anos na prisão por revelar segredos nucleares de Israel. Ao sair da prisão Vanunu disse que se orgulhava do que fez, mas que não tinha mais nada para contar. O técnico nuclear de 49 anos afirmou que sofreu "tratamento cruel e bárbaro" nas mãos dos serviços secretos do país, e defendeu que o Estado judaico não precisa de armas nucleares.
– Israel não precisa de armas nucleares, especialmente agora que todo o Oriente Médio está livre dessas armas... Minha mensagem hoje a todo o mundo é que se abra o reator de Dimona para inspeções – declarou.
O técnico foi saudado por uma multidão de simpatizantes, que o consideram um "herói da paz". Um grupo igualmente grande de pessoas protestava contra o que chamavam de traição. Vanunu vazou fotos e detalhes do reator nuclear de Dimona para o jornal britânico Sunday Times em 1986. Com isso, especialistas independentes concluíram que Israel tinha de 100 a 200 ogivas nucleares.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.