| 21/04/2004 23h50min
O Grêmio estreou com um empate sem gols no Brasileirão 2004. O jogo da noite desta quarta, dia 21, no Estádio Olímpico, foi bastante disputado apesar do resultado de 0 a 0 com o Flamengo. As duas equipes deram muita ênfase à marcação no meio-campo. Nas raras oportunidades de gol, o mais próximo das redes que Grêmio e Flamengo chegaram foram duas bolas na trave.
O time do técnico Adílson Batista simplesmente não teve saída de bola, qualidade nos passes e articulação nos primeiros 45 minutos. Foi tudo na base da ligação direta da defesa para o ataque, melhor para a defesa do Flamengo, que exerceu forte marcação. Apesar disso, houve equilíbrio nas poucas chances de gol. Christian recebeu na entrada da área aos 18 minutos e bateu de perna esquerda. Acabou por acertar o travessão do gol de Júlio César. Aos 30, o time carioca teve uma jogada semelhante. Felipe invadiu a área e chutou na saída de Tavarelli e também carimbou o poste.
O goleiro paraguaio ainda salvou o Grêmio em uma outra oportunidade. Claudiomiro saiu mal com a bola e permitiu o contra-ataque veloz de Zinho, que lançou Ibson livre. Tavarelli fechou o ângulo e fez uma das melhores defesas desde que chegou ao Estádio Olímpico.
O técnico Adílson voltou para o segundo tempo no 3-5-2. Sacou os laterais Michel e Michel Bastos, colocando Tiago Prado e George Lucas. Funcionou. Pelo menos alterou o panorama do jogo com o novo esquema. O Grêmio passou a dominar o meio-campo e ao mesmo tempo fechou os flancos. Nem por isso a vantagem em volume de jogo foi traduzida em gols. Christian recebeu três bolas em condições de concluir. Na melhor delas, cabeceou para baixo, mas acabou encobrindo Júlio César e até o gol.
Das alterações realizadas no Grêmio, a melhor foi o ingresso de Cláudio Pitbull no lugar de Marcelinho. O atacante arriscou dois chutes da entrada da área, obrigando o goleiro do Flamengo a trabalhar duro para evitar o gol.
Pelo lado carioca, o badalado meia Felipe ficou bem marcado no segundo tempo, ao contrário da etapa inicial. Só no fim do jogo é que criou a jogada mais perigosa contra o gol do Grêmio. Ele recebeu na ponta-direita, livre de qualquer marcação, e partiu em direção à área. Tavarelli abandonou a meta e levou dois dribles de Felipe próximo à linha de fundo. Mas isso deu tempo de a defesa se recompor. No cruzamento, Jean bateu sem a mínima precisão, apesar de o gol estar escancarado.
Dos gaúchos, apenas o Grêmio não foi derrotado na estréia no Brasileirão. O Inter levou 1 a 0 do Figueirense, enquanto o Juventude perdeu por 2 a 1 do Cruzeiro. O próximo compromisso tricolor é justamente contra o Juventude, no sábado, em Caxias do Sul.
• A galeria de fotos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.