| 25/04/2004 19h05min
O terminal de petróleo iraquiano de Basra atacado com barcos-bomba neste sábado, dia 24, deve retomar suas operações de exportação nesta segunda, dia 26.
– As instalações estão sendo submetidas a uma inspeção para verificar os estragos. As exportações serão retomadas amanhã (segunda-feira) – disse o ministro do Petróleo do país, Ibrahim Bahr al-Uloum, em uma entrevista à imprensa.
Shamkhi Faraj, chefe da Organização Estatal de Comercialização de Petróleo (Somo, na sigla em inglês), informou que a ação coordenada dos três barcos que atacaram no sábado o terminal não provocou estragos na infra-estrutura e que as exportações do petróleo cru da Basra Light já haviam sido retomadas.
Iraque praticamente depende desse terminal marítimo – que está na área sob responsabilidade britânica no país – para exportar cerca de 1,9 milhões de barris por dia. Pelo menos dois barcos foram usados no ataque suicida que tinha como alvo o terminal, e uma terceira embarcação com explosivos foi interceptada por foças norte-americanas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.