| hmin
Um comunicado, aparentemente escrito pelo alto membro da Al-Qaeda Musab al-Zarqawi, assumiu nesta segunda, dia 26, a autoria do ataque suicida em um terminal de petróleo de Basra no fim de semana.
– Lhes damos boas notícias... seus irmãos com seus barcos atingiram tanques de petróleo em Mina al-Amiq e Mina al-Bakr – disse o comunicado assinado por Zarqawi e publicado no Muntada al-Ansar, um site islâmico na Internet.
Há fortes indícios de que Zarqawi esteja no Iraque.
O terminal de Basra, antes conhecido por Mina al-Bakr, é responsável por 85% das exportações de petróleo do Iraque. Três marinheiros norte-americanos morreram no ataque. No sábado os suicidas explodiram três barcos perto do terminal de Basra, um dos mais seguros do mundo desse tipo.
Não foi possível verificar imediatamente a autenticidade do comunicado publicado na página de Internet, que já divulgou outras declarações atribuídas à Al-Qaeda. O comunicado comparou o ataque no terminal de Basra ao atentado contra o navio de guerra USS Cole no porto de Aden no Iemên, em 2000, que matou 17 marinheiros norte-americanos e foi atribuído à Al-Qaeda.
O comunicado atribuído à Al-Qaeda disse que os ataques contra as forças lideradas pelos Estados Unidos no Iraque não vão parar.
– Que o mundo inteiro escute isso: trouxemos até vocês muitas pessoas que amam a morte da mesma maneira que vocês amam a vida... e haverá muitos ataques e operações, se Deus quiser – afirma o comunicado.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.