| hmin
O dólar comercial abriu esta terça, dia 27, em alta de 0,34%, cotado a R$ 2,911 na compra e R$ 2,921 na venda. Os investidores iniciam o dia analisando os mais recentes índices de inflação. O destaque é o IPC-Fipe, que apontou alta de 0,17% na terceira quadrissemana de abril, contra 0,08% na segunda quadrissemana. A taxa ficou levemente acima das previsões (0,10%, em média). O IPC-S, divulgado na segunda, teve leve recuo, passando de 0,32% para 0,28%.
Maior atenção deve merecer o IPCA-15 de abril. É uma espécie de prévia do índice oficial de inflação. A expectativa da consultoria Global Invest é de que a taxa fique em torno de 0,40%, a mesma medida em março. Uma taxa mais alta que o esperado pode ser mal recebida no mercado, porque sinalizaria para um comportamento conservador por parte do Banco Central na política monetária.
O mercado financeiro deve conservar a cautela e o clima de expectativa por definições esperadas para os próximos dias. Hoje o presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, volta a discursar. Não está prevista uma fala sobre política monetária, mas nem por isso o mercado deixará de monitorar o discurso. Os indicadores de atividade econômica americana também são acompanhados de perto. Hoje sai o índice de confiança do consumidor e a venda de casas usadas.
No cenário interno, as atenções ainda se concentram na definição do salário mínimo, esperada para quarta, e nas discussões em torno de contas públicas. O mercado de câmbio continua oscilando principalmente ao sabor do fluxo de recursos.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.