| hmin
Um tribunal iraniano determinou que os Estados Unidos paguem US$ 600 milhões de indenização por ter fornecido armas químicas ao ex-líder iraquiano Saddam Hussein, informou nesta quarta, dia 28, a agência de notícias oficial Irna. Segundo ela, o dinheiro no caso, apresentado à Justiça por veteranos de guerra iranianos e pessoas atingidas, deve ser pago a sobreviventes de ataques contra a cidade de Sardasht, na fronteira com o Iraque.
Os ataques de gás do Iraque mataram milhares de iranianos e curdos iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, entre 1980 e 1988. Nenhum outro detalhe foi divulgado e autoridades iranianas não estavam disponíveis para comentar o caso.
Os Estados Unidos e o Irã não têm boas relações desde 1979, quando mais de 50 norte-americanos foram feitos reféns por estudantes iranianos na embaixada dos EUA em Teerã por 444 dias, após a Revolução Islâmica. O veredicto foi encaminhado à embaixada suíça, que cuida dos interesses norte-americanos no Irã desde que Washington cortou relações com o país, em 1980.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.