| hmin
Centenas de entidades organizadas pela sociedade civil brasileira lutam pela conquista de direitos específicos, como os de atenção aos povos indígenas, a defesa dos direitos humanos, a proteção ambiental e a promoção da reforma agrária.
Alguns grupos disputam espaços cujos interesses são conflitantes, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Democrática Ruralista (UDR), que representa os grandes fazendeiros; ou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que se contrapõe à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Os chamados movimentos sociais, para aumentar o poder de pressão sobre os governos e organizações contrárias aos seus interesses, vêm atuando cada vem mais em conjunto. Exemplo disso é o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRAJC), uma espécie de guarda-chuva dos movimentos sociais. O fórum congrega mais de 40 entidades, como o MST, a Contag, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Instituto de Estudos Sociais e Econômicos, a Cáritas Brasileira, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB) e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.