| hmin
Os primeiros militares brasileiros que integrarão a missão de paz no Haiti devem embarcar para o país caribenho no dia 19 de maio. O grupo, formado por pelo menos uma companhia – cerca de 150 homens –, terá a missão de preparar o terreno para o desembarque do restante do contingente. A expectativa é de que até o final do mês todos os 1.470 militares brasileiros selecionados para a missão estejam em solo haitiano.
A maior parte do contingente será formado por militares oriundos de unidades do Rio Grande do Sul. Cotado para comandar a missão da Organização das Nações Unidas (ONU), o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), de São Leopoldo, intensificou os treinamentos nas últimas semanas. Além de homens do 19º BIMtz, a tropa que viaja no dia 19 deve ser integrada por militares do 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE), de Porto Alegre. Eles têm a missão de preparar a logística para o desembarque – preparação de base, instalação de postos de controle e troca de experiências com as tropas que estão no terreno.
Além do 19º BIMtz e do 3º BPE participarão da missão o 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada e do 3º Batalhão de Engenharia de Combate. Baseados na capital haitiana, os gaúchos cuidarão durante seis meses de três tarefas básicas: atuação em postos de controle, patrulhamento e segurança de instalações. A missão terá início em 1º de junho e seu mandado é de seis meses, renovável pelos períodos seguintes.
Com informações de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.