| 02/05/2004 18h18min
A Grã-Bretanha lançou uma investigação depois que fotografias mostraram soldados britânicos abusando de um prisioneiro iraquiano. O primeiro-ministro Tony Blair afirmou que o fato, se for real, é "completamente e totalmente inaceitável". O secretário do Exterior britânico, Jack Straw, disse neste domingo, dia 2, que uma investigação de alto nível está sendo realizada. Fontes próximas do governo levantaram dúvidas sobre a autenticidade das imagens.
O jornal Daily Mirror publicou cinco fotografias em preto e branco de soldados britânicos que estariam chutando, batendo e urinando em um iraquiano encapuzado em Basra, no sul do Iraque, onde a Grã-Bretanha tem cerca de 7,5 mil soldados. O jornal disse em sua edição deste domingo que não tem dúvidas a respeito da autenticidade das fotografias.
As imagens apareceram dias depois da publicação de fotografias de soldados norte-americanos abusando de prisioneiros iraquianos, o que provocou críticas mundiais. O Daily Mirror disse que obteve as fotografia de soldados não-identificados no Regimento Lancashire. Fontes citadas pela BCC, contudo, disseram que os aspectos das fotografias são suspeitos.
– O tipo de fuzil e chapéu que aparecem nas imagens não são usados no Iraque e o tipo de caminhão que aparece atrás não foi enviado para lá – afirmaram autoridades ouvidas pela BBC.
O grupo de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional disse que advertiu os EUA e a Grã-Bretanha de que prisioneiros no Iraque estavam sofrendo abusos. O Exército britânico já está investigando oito soldados acusados de abusos de prisioneiros iraquianos e os militares dos EUA apresentaram acusações criminais contra seis soldados.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.