| hmin
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, pode dar um depoimento sobre o escândalo da tortura de prisioneiros iraquianos numa audiência pública inicialmente marcada para quinta, dia 6, disse o chefe do Comitê de Serviços Armados do Senado, John Warner.
Warner, um senador republicano, assim como o presidente George W. Bush, chamou as acusações de maus-tratos por parte de soldados norte-americanos como "uma desobediência pavorosa e totalmente inaceitável das regras militares".
Ele disse que Rumsfeld e outros civis que controlam as Forças Armadas "têm a responsabilidade final pelas ações dos homens e mulheres de uniforme".
O senador afirmou que estava discutindo a presença de Rumsfeld à audiência com o gabinete do secretário, e disse esperar que ela ocorra na manhã de quinta-feira.
Segundo ele, pode ser solicitado a Rumsfeld que se reúna em sessões fechadas com os senadores, que estão melindrados por terem conversado com o secretário no dia em que as notícias dos abusos surgiram, na semana passada, sem que ele indicasse que isso podia acontecer.
Warner afirmou que os casos de maus-tratos de prisioneiros iraquianos têm de ser esclarecidos, "não interessa o quão embaraçosos sejam", para que os Estados Unidos possam dar garantias ao mundo de que não se repetirão.
Assessores do comitê disseram que Rumsfeld não encontrará solidariedade entre os senadores.
– Ele vai estar no centro do fogo, não há dúvida – disse um assessor.
Em entrevistas concedidas a duas emissoras de TV de língua árabe, o presidente Bush prometeu que os responsáveis pelos abusos serão punidos.
Para o senador Joseph Biden, um democrata de Delaware especialista em relações exteriores, se a responsabilidade chegar até o gabinete de Rumsfeld, ele deve deixar o cargo.
Mas um assessor de um republicano do comitê do Senado disse duvidar que Rumsfeld saia do Departamento de Defesa antes das eleições presidenciais, em novembro.
– Minha impressão é que eles não vão desmanchar a equipe de segurança nacional tão perto da eleição – disse a fonte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.