| hmin
Um comboio de 58 jipes militares pintados de branco parte na próxima quarta, dia 12, de Porto Alegre para o Rio de Janeiro para integrar a frota de automóveis a serviço do maior contigente brasileiro em um missão de paz no Exterior.
Denominada Missão Estabilização do Haiti, a operação que envolverá 1,2 mil homens do Exército e da Marinha é considerada a prova definitiva para o Brasil ser aceito como membro permanente das Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde este sábado, deixam São Leopoldo veículos que serão utilizados no país caribenho. Doze tanques de combate "Urutu" começaram a percorrer os 1,6 mil quilômetros até o Porto do Rio de Janeiro, de onde partem em um navio da Marinha Brasileira. No total, 120 veículos compõem a frota a ser utilizada na missão. Dez contêineres devem chegar até o entardecer desta segunda, dia 10, com o arsenal bélico e logístico de parte dos 750 militares gaúchos voluntários da missão. No total, serão 108 contêineres com capacidade de 90 metros cúbicos.
Como o Brasil deve assumir o comando em 1º de junho, a previsão de partida do destacamento precursor é para 24 de maio, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em Canoas. Os 48 homens terão prazo de até sete dias para organizar o aquartelamento que será o território brasileiro no Haiti pelos próximos dois anos. O restante da missão viajará em aeronaves fretadas pela ONU.
As informações são do jornal Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.