clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/05/2004 10h34min

Pesquisa aponta queda na aprovação de Bush e no apoio à guerra

Maioria da população não quer renúncia de Rumsfeld

Uma pesquisa divulgada nesta segunda, dia 10, nos Estados Unidos, revela que o índice de aprovação ao presidente George W. Bush caiu de 52% para 46% no último mês. Conforme sondagem da CNN/USA Today/Gallup Poll, o apoio público à guerra no Iraque também declinou.

Bush supera o candidato democrata à Presidência, John Kerry, com 48% de apoio contra 47%, um número inverso em relação a uma pesquisa realizada na semana passada, quando Kerry teve um ponto de vantagem – mudança estatiscamente insignificante. A nova sondagem, com margem de erro de três pontos percentuais, foi realizada com 1.003 adultos, entre sexta-feira e domingo, em meio ao crescente escândalo do abuso de prisioneiros iraquianos por tropas dos EUA.

Somente 44% das pessoas disseram acreditar que a guerra foi válida, um outro recorde de baixa. Em pesquisa realizada há um mês, 50% afirmaram que tinha valido a pena ir à guerra no Iraque. Um ano atrás 73% dos entrevistados apoiavam a decisão. Para 54% dos entrevistados a invasão do Iraque foi um erro, e somente 41% dos adultos afirmaram acreditar que Bush está fazendo um bom trabalho na condução da guerra.

A posição de Bush frente ao terrorismo continua sendo seu ponto forte, de acordo com a pesquisa – 54% disseram que aprovam seu desempenho nesta área. Os entrevistados também disseram que confiam mais em Bush (48%) para conduzir a situação no Iraque do que em Kerry (45%).

No dia em que Bush manifestou forte apoio ao secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, contra os pedidos por sua renúncia devido ao escândalo dos presos no Iraque, a pesquisa revelou um país dividido sobre o desempenho do chefe do Pentágono. Dos entrevistados, 46% disseram que aprovam o desempenho de Rumsfeld e 45% afirmaram o contrário. Mas menos de um terço dos questionados acha que ele deveria renunciar por causa do escândalo na prisão de Abu Ghraib.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.