| hmin
O governo da África do Sul concedeu asilo temporário para o presidente deposto do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, e vai pagar por sua estada no país. O presidente Thabo Mbeki e seu gabinete reuniram-se nessa quarta, dia 12, para avaliar o pedido feito pela Comunidade Econômica do Caribe (Caricom) por meio da União Africana (AU), afirmou em um comunicado o porta-voz Joel Netshitenzhe.
Aristide deixou o Haiti no dia 29 de fevereiro seguindo-se a uma revolta armada e por pressão dos Estados Unidos para que renunciasse. Primeiro ele foi para a República Centro-Africana e depois para a Jamaica, de onde recebeu uma oferta de asilo para ir para a Nigéria. Segundo assessores, ele não aceitou a oferta e manifestou interesse de se dirigir para a África do Sul.
Ainda não se sabe quando o ex-presidente e sua família chegarão ao país, mas a África do Sul já indicou que sua permanência não deve ser por muito tempo.
– Esse arranjo é temporário, até a situação no Haiti se estabilizar a ponto de ele e sua família voltarem.
Uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU), com participação do Brasil, deve chegar ao país em 1º de junho para garantir a segurança e organizar novas eleições.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.