| hmin
A primeira viagem oficial à China no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para o próximo domingo, dia 23, contará com uma comitiva recorde de empresários brasileiros. Até a última sexta 480 empresários haviam se inscrito no Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty para participar da comitiva presidencial.
O número deve diminuir quando a rodada de reconfirmações for concluída, nesta semana. Mas, ainda que caia à metade, o grupo continuará sendo recorde. Normalmente, as missões empresariais que acompanham viagens presidenciais não passam de 80 integrantes.
Com crescimento médio de 9,3% nos últimos 26 anos e um imenso mercado consumidor, a China parece materializar a promessa de lucros garantidos, mas a aventura local nem sempre é fácil para estrangeiros. Há relatos de empresas que amargam prejuízos há anos ou que foram surpreendidas pela apropriação de sua tecnologia por seu parceiro chinês.
Por ora, a importância da China para o Brasil se reflete nas exportações. As vendas tiveram alta de 80% em 2003, o que levou o país ao terceiro lugar entre os principais parceiros comerciais brasileiros, atrás de Estados Unidos e Argentina.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.