| hmin
Embora o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tenha prometido que seu governo não permitirá mais abusos contra prisioneiros iraquianos, seus índices de popularidade continuam caindo nas pesquisas, refletindo dúvidas do eleitorado americano com relação à política americana para o Iraque.
Uma pesquisa divulgada neste sábado, dia 15, pela revista Newsweek mostrou que o índice de aprovação de Bush atingiu o mais baixo patamar de seu governo: 42%. A sondagem mostrou que 57% dos americanos desaprovam a maneira de Bush lidar com a situação no Iraque. A queda de Bush nas pesquisa parece refletir o mal-estar causado pela divulgação da fotos que mostram torturas cometidas por soldados americanos contra detentos iraquianos na prisão de Abu Ghraib.
A pesquisa da Newsweek, feita nas últimas quinta e sexta com 1.010 pessoas acima de 18 anos, seguiu-se a outras que mostraram que a popularidade de Bush caiu abaixo dos 50%, nível considerado pelos analistas como uma zona de perigo para presidentes que buscam a reeleição. A sondagem mostrou Bush em uma disputa acirrada com seu rival democrata, o senador John Kerry, que estava na frente de Bush por 46% contra 45%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
De acordo com a revista, o número de eleitores que acreditam que Bush agiu corretamente ao invadir o Iraque caiu 11 pontos percentuais desde dezembro passado, totalizando 51%. Por outro lado, 57% ainda acreditam que os EUA podem atingir suas metas no Iraque, e 54% acham pouco provável que Washington consiga estabelecer um governo estável no país árabe.
A sondagem mostrou ainda que 62% dos entrevistados estão insatisfeitos com a forma como o governo trata das questões nacionais.
Com informações da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.